HomeLaboratóriosLaboratório de Instrumentação e Fotônica - LIF

Laboratório de Instrumentação e Fotônica - LIF

Programa de Engenharia Elétrica - PEE

O Laboratório de Instrumentação e Fotônica - LIF é um laboratório multidisciplinar que atua em projetos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia Fotônica, consultoria na área de instrumentação, sensoriamento e sistemas a fibras ópticas para as áreas de energia, meio ambiente, telecomunicações, industrial, biológica, biomédica e petróleo, meio ambiente e energia.

É vinculado ao maior complexo de laboratórios de pesquisa de alta tecnologia em engenharia da América Latina, formado pela COPPE e pela Escola Politécnica, pertencentes à Universidade Federal do Rio de Janeiro, centro de referência em fotônica no Brasil.

Na área acadêmica de ensino e formação de recursos humanos participa em cursos de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado), extensão e graduação. O LIF iniciou suas atividades científicas pesquisas em 1985 vinculado ao ligado à graduação do Departamento de Eletrônica e Computação - DEL (Escola Politécnica EE) em uma pequena numa área de 60 m2. Em 1987 adiciona outra iniciou parceria desta vez com a COPPE (atualmente no programa de Engenharia Elétrica) tanto na área científica quanto na formação acadêmica na pós-gradução, passando a formar mestre, doutores e pós-doutores atuar com alunos de mestrado e doutorado em suas pesquisas. Hoje, a infraestrutura do Laboratório está situada em uma nova área com 650 m2.