HomeLaboratóriosLaboratório de Nano e Microfluídica e Microssistemas - LabMEMS

Laboratório de Nano e Microfluídica e Microssistemas - LabMEMS

Programa de Engenharia  Mecânica - COPPE/UFRJ

Sob a coordenação da Engenharia Mecânica da POLI & COPPE/UFRJ, o Laboratório de Nano e Microfluidica e Microsistemas (LabMEMS), fornece a infra-estrutura básica e essencial para o projeto, fabricação, teste, experimentação e simulação computacional de micro-sistemas, para atuação prioritariamente interdisciplinar, agregando interesses e motivações das diferentes áreas de pesquisa da UFRJ e de outras Instituições de Pesquisas no país. O LabMEMS funciona hoje com quatro plataformas de micro-fabricação, quais sejam, fotolitografia, ablação a laser de CO2 e Nd-Yag e micro-usinagem.

Dentre as diversas áreas de atuação do presente grupo de trabalho, pode-se destacar o desenvolvimento e aprofundamento de pesquisas no projeto e análise de microtrocadores de calor para resfriamento de células fotovoltaicas de alta concentração, no desenvolvimento e ensaio de microssensores calorimétricos para medidas de velocidade, microdissipadores térmicos para resfriamento de super computadores, micromisturadores e microrreatores para síntese de biodiesel e micromodelos para estudo da recuperação avançada de reservatório de petróleo  bioremediação de solos contaminados por hidrocarbonetos.

A análise dos fenômenos de transporte em microgeometrias requerer um cuidadoso estudo para a obtenção de resultados experimentais de qualidade e no desenvolvimento de modelos físicos e matemáticos adequados. Neste sentido, o presente grupo de pesquisadores utiliza medidas experimentais não intrusivas para medidas dos campos de temperatura e velocidade de escoamento usando câmera de infravermelho, sistema de micro-Velocimetria de Imagem de Partícula (μ-PIV) e Fluorescência Induzida por Laser (μ-LIF). Através de uma abordagem hibrida, numérica-analítica de Transformação Integral acoplada a abordagem estatística de estimativa de parâmetros e funções, o presente grupo tem contribuído no desenvolvimento de soluções computacionais robusta dos modelos físico-matemáticos nesta escala.

Av. Horácio Macedo, 2030
Centro de Tecnologia Bloco I-2000 sala 138